02 novembro 2006

La Pedriza

Como estamos na regiao de Madrid, La Pedriza é parada obrigatória. É um Parque Natural que está mais ou menos uma hora do centro de Madrid. O lugar é com certeza o ponto mais frequentado pelos madrilhenhos amantes da natureza, caminhantes, pessoas que buscam cogumelos e lógico por escaladores. A primeira impressao é que se parece com Itatiaia em uma área menor. A rocha é um granito da melhor qualidade e é uma escola muito tradicional do estilo aderência.  Chegamos por lá na quinta passada (26.10), ainda com a maior chuva. Na sexta a chuva deu uma folga e levamos o equipo para passear. Fomos até o Yelmo, 2 horas de caminhada do estacionamento, e no caminho tivemos a sorte de encontrar muitas cabras montanhesas que moram pela regiao. Ficamos impressionados com a habilidade dos bichos em subir nas pedras. Em termos reais vimos elas fazendo um 6a com a maior agilidade e sem corda.
Na volta do passeio escalamos um pouco no Cancho de los Brezos, umas vias pequenas e bem equipadas. O Sassá nos emprestou um guia da regiao e uma coisas legal do guia é que para vias conquistadas de baixo para cima se refere a vias "abertas" e vias de cima para baixo se refere a vias "equipadas". Assim sabemos quando a via é mais ou menos exposta pois normalmente vias abertas sao menos protegidas pois sempre existe a dificuldade de parar para furar e colocar uma chapa. No dia seguinte seguimos cedo para El Pajaro, uma formaçao muito atraente de uns 150m de altura. Como marinheiros de primeira viagem erramos o caminho de aproximaçao e andamos umas 2 horas a mais, mas valeu a vista. Chegamos tarde na base e escalamos uma via classica. Enfim um lugar para usar os móveis e com menos chapas.... ao descer encontramos o caminho normal, rotina que virou constante em nossos passeios pela Pedriza. Subir por caminhos perdidos e na volta encontrar o caminho bem marcado.
Nesta noite encontramos Sassá e seus amigos, o Nico do Chile e Alicia espanhola. No Domingo fomos todos ao Hueso, uma formaçao muito peculiar pois parece um osso de pedra com uns 80m encostado em uma parede. O Hueso, o Pajaro e o Yelmo sao os 3 lugares mais recomendados e clássicos da Pedriza. Escalamos 3 vias sendo uma delas sobre o Hueso. Como Domingo sempre é Domingo, ainda mais de céu azul pudemos ver o quao frequentado é o lugar. Para onde olhavamos tinha alguem escalando. Na segunda fomos a Cueva de la Mora, uma gigante parede com uma cova bem no centro onde cresceram 2 árvores. Aí somente vias de pura aderência.  Na terça voltamos ao Yelmo com objetivo de escalar uma clássica. Escalamos a Guirles-Campos de 160m em sua face sul, por sorte no caminho vimos mais cabras, que durante o final de semana devem ter se escondido da multidao....
Ontem para se despedir fomos ao Cancho de los Muertos, que apesar de ser uma formaçao menor em altura, vias de 50m, nao perde em nada pois é mais variado. Tem aderencia, fissuras, agarras como as do Anhangava que se parecem cogumelos, enfim muito divertido e também propício pois aqui é feriado de Finados. A noite voltamos para Miraflores de la Sierra, na casa do Sassá, e hoje partimos em direçao a Los Galayos, um lugar famoso e muito bem falado pelos escaladores daqui. Pelo que ví em fotos sao agulhas que lembram Cerro Catedral na Argentina, granito pouco equipado e com vias de mais aventura.
Beijos a todos.....

3 comentários:

Anônimo disse...

Holla meus amigos, pelo jeito haja lugar belo para escalar, estou lendo o relato de vocês e fico tentando imaginar essas paisagens, muito legal. Boa viagem!!!!
Grande Abraço,
Júlio

Anônimo disse...

Olá Amigos!

Que viagem incrível e as fotos de ótima qualidade. Astral parece ótimo e os relatos dão a sensação de que estamos viajando junto. Enfim, tudo de bom nesse blog de vocês. Ah. Se puderem, coloquem algumas fotos das esculturas também! Abraços ICA

Anônimo disse...

TIA LUCIA

Irivan não consegui mandar mensagens para você.
Recebi Emails que vc envia p/Luiza.
Se cuida meu filho, estamos felizes
por vc e a Márcia.
Não esqueça que comecei a te amar antes dela.
Tia Coruja