30 novembro 2006

Etxauri

Chegamos em Pamplona depois de dois dias de mal tempo. Aproveitamos para passear um pouco pelo centro antigo da capital do Reino Navarro. Lavamos roupas e encontramos com os amigos Pedro e Carol que haviamos conhecido em Riglos e agora estao morando por alí.
Escalamos dois dias em Etxauri que fica só a 15 km de Pamplona, ou Iruña em Euskera, que é um lugar com paredes de até 180m e com vias fortes, muitas de oitavo grau e mais... No primeiro dia fomos ao Kiriako e escalamos 2 vias de 30m e uma de 100m, muito verticais e de um calcáreo de agarras pequenas. Vias muito equipadas e mesmo lugares onde se poderia aproveitar a possibilidade de proteçao natural, foram desperdiçadas muitas chapas e grampos químicos.
No segundo dia fomos ao setor Inicicion onde a Marcia teve a oportunidade de guiar várias vias mais acessiveis. Porém no início da tarde voltou a chover e ficamos novamente ilhados na Vanette e seus 3 metros quadrados. Passeamos mais um dia por Pamplona e como a previsao do tempo nao era das melhores resolvemos partir em busca de um pouco de sol.
Só um pouco mais de conhecimentos gerais.... nos idos do século XVI o Reino Espanhol conquistou a ferro e fogo o Reino Navarro que atualmente corresponde a Navarra, País Vasco e o País Vasco Francês. Nas idas e vindas da história, o Reino Navarro é hoje dividido em duas provincias espanholas e uma francesa, mas conservam o idioma de origem (Euskera) e o nome em sua lingua Euskadi. Existem movimentos separatistas a mais de 200 anos mas até agora nada de sucesso. Ouvimos dizer que o Euskera é considerado um dos idiomas mais antigos da Europa e nao tem um idioma de raiz, ele é sua própria raiz. Completamente diferente de todas as línguas latinas ou anglo saxônicas que estamos acostumados a ouvir pelo mundo. No Brasil temos a ilusao que na Espanha se fala Castelhano e só, mas aqui a realidade é outra, sao 4 idiomas oficiais e que sao muito falados e escritos em suas regioes. Como disse, em Navarra e País Vasco se fala Euskera, na Galicia o Gallego que é muito parecido com o Português, na Catalunia e Valencia se fala o Catalao que é uma mistura de castelhano, frances e italiano com um pouco de português e por fim no resto da Espanha se fala o Castelhano.

3 comentários:

Anônimo disse...

ANALUCIA,

Lindas as fotos. Gostaria de morar
em Barcelona por 1 ano.
O Tio Luizinho, o Leandro, Fernado
passaram por Andorra, e ficaram hospedados em Barcelona. Disseram
que o mar é muiro frio, Mar Mediterâneo.

Anônimo disse...

Ontem fui sozinha p/ Araucária e
Guajuvira, Cezário tá melhor fomos na Casa do Paulo Baida e
FRANICK Chico Baida. Estava uma delícia passear,enfim passamos n/ infância brincando lá,mandaram um abraço além dos filhos,netos e bisnetos.

Anônimo disse...

Teu vô tá bem mandei abraço
Local q Luiz Carlos gostou
foi em 98/Copa Mundo ele
passou dirigindo túnel Mont Blanc,entre França/Espanha
Bjos p/vcs apoveitem o máximo fotos estão lindas