02 outubro 2006

Riglos

Saímos de Huesca no dia 23/set em direçao a Riglos. Point famoso mundialmente pela peculiaridade da rocha. Riglos é um povoado na base de uma formaçao de conglomerado. Uma rocha vermelha, quase terra, cheia de rochas na maioria calcáreas, incrustradas. Formou-se na era terciária como depósitos de rios que vinham dos Pirineus carregados de sedimentos. Em seguida iniciou-se um processo de erosao que levou ao relevo que vemos hoje, torres de 300 metros de altura, com cor avermelhada cheia de pedras de rios, redondas e grandes incrustradas. Já tinhamos escalado em conglomerados na Chapada da Diamantina mas Riglos é completamente diferente. Existem trechos sólidos e com boas agarras e outros que se desfazem nas nossas maos e com agarras pequenas. As paredes sao na grande maioria verticais ou negativas e cheias de "panzas", pequenos tetos algumas vezes difíceis de superar.
Os dois primeiros dias em Riglos choveu muito e ficamos apenas observando as torres que chamam "Mallos" em aragones que é a lingua local. Olhando de frente, da esquerda para direita, temos os Mallos Fire, Pizon, Macizo, Cutillo, Frechin e Viseira. Em seguida vem os Mallos Pequeños Colorado....e outros. O Fire destaca-se por ser uma torre bem vertical e cilindrica e é também a origem do nome das sapatilhas de escalada que eram feitas pela Boreal quando comecei a escalar.
Enfim na segunda dia 25 fomos escalar nos Mallos Pequeños, fomos no Colorado para sentir a rocha, a proteçao e o grau das vias. Como no Basil e no mundo cada lugar tem sua própria interpretaçao do grau e o tipo de proteçao. Escalamos 3 vias pequenas e fomos surprendidos por uma chuva de granizo e baixamos para o acampamento.
Nos dias seguintes tivemos melhor sorte e conseguimos escalar muito. Fomos para uma clássica no Macizo e terminamos com a chegada ao cume do Pizón. Escalamos depois o El Puro do Pizón uma agulha que pode ser vista nas fotos. Super boa no começo com uma rocha bem delicada ao final. Parecia que o Puro ia se desmançar em nossas maos.
Por fim na quarta feira a Marcia descançou e o Sassá e eu fomos a uma via um pouco mais dura no Pizón (6b), pura alegria e fechamento de chave de ouro para o Sassá que nesta tarde levamos para Huesca para que voltasse às aulas em Madrid. Fizemos compras no mercado e voltamos para Riglos.
Estava esquecendo mas encontramos um casal de brasileiros escaladores quando chegamos a Riglos, Pedro e Carol, que estao já a 6 meses por aqui na Espanha e estavam em uma volta de escaladas. Por acaso o Pedro já tinha estado no Marumbi com a Paulinha e tinhamos encontrado ele por lá também. Como estava com uma camisa da Snake na rua ele viu de longe e veio perguntar se eramos brasileiros e ao chegar perto lembrou-se do Marumbi.
Na sexta feira quando iámos escalar encontramos outro brasileiro o carióca Julio que está por aqui de férias e estava procurando alguém para escalar. De novo a camisa Snake. Acho que todos escaladores do Brasil conhecem Snake....Bem sorte dele pois fomos logo escalar na zona dos Volaos ao lado do Pizón.
Na sábado foi minha sorte pois a Marcia está com um pouco de dor no obro e assim fui escalar com Julio na Viseira, fomos a outra via classica chamada Moskitos. A Viseira é bem peculiar pois quase toda a parede é negativa e a sensaçao de vazio é enorme. É nela que fica a famosa via Fiesta de los Bicepes.
No Domingo fomos com Julio e Carol para o Fire e escalamos as duas pontas mais altas a Punta Mallafre e a Punta No Importa. O dia estava lindo e como um bom domingo tinha milhares de escaladores por todos os lados de Riglos. Ficamos um bom tempo no cume admirando os Abutres que como os urubus dominam a técnica de vôo e sao aves enormes. Seus ninhos sao em covas nas paredes dos Mallos e eles sao abeis no pouso em meio a parede. Sao abutres reais de cor amarelada e pelo que vimos devem ter mais de 2 metros de envergadura.
Bem o Pedro nao pode ir escalar conosco pois já na segunda feira anterior caiu com uma agarra na mao e bateu o tornozelo forte em um plato. Ficou a semana de molho e recuperaçao e nesta semana deve voltar escalar.
Hoje 02.out, estamos em Huesca novamente e vamos encontrar a Cecilia Buil, amiga da Roberta para conversar e ver umas fotos. Daqui temos planos de passar mais uma semana em Villa Nova de Meiá, que é perto de Lerida na Catalunia. O Pedro e a Carol seguiram para o norte e foram para Pamplona mudar os ares e o Julio ia seguir viagem para Itália. Um prazer de fazer novos amigos e a certeza que vamos nos encontrar pelo mundo de novo ou quem sabe em casa......
Beijos a todos.

Um comentário:

Anônimo disse...

Olá, Marcia e irivan, tudo bem com vcs?? Me chamo Juliane, sou de curitiba e escalo. Pelo menos tento! :P
Faz 2 meses q estou na espanha e ainda nao escalei. Temos muitos amigos em comum q me falaram de vcs. Formiga, chiquinho...
Vi q estao em huesca! Vao ficar até qdo por aí? Estou em zarautz no pais basco. Mas semana passada estive em jaca, aí nos pirineus, infelizmente minha prioridade é procurar casa e trampo. Acho q vou morar em jaca no inverno. Mas é perto de huesca. Semana q vem creio q estou indo com as mudancas. Numa dessas combinamos uma escalada em huesca. Se nao nos falarmos boa viagem pra vcs e boas escaladas!!!!
Meu email é mareluacheia@yahoo.com.br
Aproveitem... Beijao