11 outubro 2006

Vila Nova de Meiá

Ao sair de Riglos, Pedro e Carol nos emprestaram um guia de escaladas de Vila Nova de Meiá. Um lugar de escaladas ao norte de Lleida (em Catalao ou Lérida em Castelhano), com uma rocha calcárea e paredes espetaculares de 200m. Saímos de Huesca no final da tarde e chegamos por lá perto de uma da manha, com a lua crescendo e uma noite incrível. Dormimos perto da Pared del Arcs, que está ao lado da estrada que liga pequenos povoados e tem muito pouco movimento. Na manha seguinte acordamos devagar e gastamos um bom tempo com um café admirando todas as paredes e procurando no guia algumas vias para começar. Pouco depois do meio dia fomos escalar. Fizemos 2 vias de 150m muito interessantes na Pared del Arcs. Como sempre temos que nos acostumar com a rocha e com a classificaçao do grau. Em Vila Nova o grau é um pouco mais forte que em Riglos e as chapeletas estao um pouco mais distantes, mais próximas de nossa realidade no Brasil.
No geral todos os lugares de escalada por aqui tem muitas chapeletas e muito próximas, super protegido. Inclusive estamos ficando mal acostumados com isso, além de muitas chapas e próximas uma da outra, as poucas fissuras que vimos também estao com chapas, algo que para nós é questionável.
As cordadas também em geral sao pequenas. Com cordas de 60m normalmente podemos emendar 2 de uma vez, sao raras cordadas com mais de 40m. Isto geralmente para poder escalar com apenas uma corda de 60 m e descer sem problemas.
Bem, Vila Nova foi pura alegria, no segundo dia escalamos uma via de 225m em 6 "largos" curtos. Uma clássica chamada Musical Expres (6b+, com descanço). No terceiro dia escalamos mais duas vias na Pared Zaratrustra e já estavamos cançados com os braços "tijolados" e os dedos sem as digitais. Apesar de ser calcáreo, depois de dias dá para sentir o desgaste na pele.
Na sexta (06.10) deixamos Vila Nova em direçao a Benasque nos Pirineus para encontrar os amigos e caminhar um pouco pelas montanhas de 3.000m. .....

Um comentário:

Anônimo disse...

Aehhh Dr e Márcia, que massa tem uma galera que anda deixando uns coments da hora aqui no blog de vocês!
É isso aeh, fé e aderência.
Buenas
ToNTo