Durante o final de semana passado (16 e 17 de set) fomos com os amigos de Valencia escalar em Montanejos e Jérica. Duas zonas de escalada bem próximas e de rocha de excelente qualidade. Um calcário sólido e de cor cinza, na realidade o calcário é branco e a cor zinza deve-se a um líquem que cresce sobre a rocha.
Sábado fomos a Montanejos que fica em um povoado de mesmo nome e possui três grupos de escaladas distintos e conta com aproximadamente 1200 vias de escalada. Fomos ao Barranco de la Maimona que é um vale com paredes no dois lados. As alturas variam entre 100 e 200m. Escalamos no setor Iniciacion e Xulo Panderas, vias muito protegidas, tudo com chapeletas.
Na noite de Sábado enfim conseguimos reunir Jorge, Haya, David e eu que estavamos juntos no Everest em 2005. Muito bom rever os amigos e relembrar um pouco de tudos que passamos.
Domingo saímos para Jérica, que está bem mais perto da cidade de Valencia e tem só 200 vias....Na realidade é um vale com paredes dos 2 lados e com faces leste e oeste. Assim pode-se escolher se quer escalar no sol ou na sombra o dia todo. As vias têm em média 35m e dificuldades variadas.
O Sassá (Alexandre) ainda está de férias por aqui e conseguimos marcar de escalar esta semana juntos. Combinamos nos encontrar em Valencia e seguir por aí...escalando. Nos encontramos na segunda à tarde e fomos direto a Jérica para escalar um pouco no final do dia. Dormimos por aí mesmo e na manhã seguinte partimos para Montanejos. Escalamos a tarde inteira e buscamos algumas informações para uma escalada maior na quarta. Não temos o guia de montanejos e o que está a venda é um pouco antigo.
Na quarta acordamos cedo e fomos ao Paredón del Aguacil para uma via clássica de 4 cordadas e aproximadamente 160m. Escalamos em 3 horas e descemos antes do calor no agarrar na parede. Aproveitamos a tarde para uns banhos de rio em Los Estrechos que ficam bem próximos. Ainda no final desta tarde seguimos 120km ao norte.
Resolvemos passar em um lugar de escaladas de aventura que estavam no caminho e que não dispomos de muita informação. Chegamos já no escuro e não nos demos conta da paisagem que tinhamos ao redor. Só sabíamos que tinhamos feito muitas curvas para chegar. Dormimos perto de Pitarque um povoado minúsculo e cerca de paredes de calcário enormes. Ao amanhecer vimos então os Órganos de Montoro, a formáção de torres de calcário de 200m que lembram os tubos de um órgão. Vimos uma placa que informa os turistas da zona de escaladas e alguns traçados das vias. Fomos a outro lugar próximo onde existe umas vias equipadas e escalamos um pouco e tiramos o dia para descançar. Estavamos planejando tentar uma via hoje (22/set), mas no meio da tarde o tempo virou e começou a chover.
Seguimos direto para Huesca onde o Sassá tem amigos e podemos tomar um banho e descançar um dia e ir ao super mercado comprar mais comida e combustível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário