17 outubro 2006

Pirineos

Rodamos umas 4 horas pelas estradas do Eixo Pirináico para chegar à Benasque, um povoado próximo aos dois maiores picos dos Pirineos, o Aneto de 3404m e o Posets 3375m. O povoado é um dos principais centros de esqui da Espanha e o forte do movimento por lá é no inverno. Tem a maior loja da Barrabés com 4 andares e tudo que se possa imaginar de equipo de montanha e esqui, conseguimos passear por 2 horas na loja e sair sem comprar nada, afinal, economia máxima. No mais o povoado é bem simpático e pareceia estar adormecido enquanto nao chega o inverno.
Saimos caminhando as 8:00h da manha já com um grupo de amigos daqui... Jorge, Noel, David, Paula, Rubem, Maica, Belo e Barbara. Eramos 10 pessoas com mochilas para passar 3 dias pelas montanhas. Passamos pelo refúgio Angel Orus e após 4 horas de subida chegamos a um lago a 2670m, em um vale super bonito. Armamos acampamento por alí e subimos uma crista que dava acesso à 2 cumes de 3000m. Fomos ao Diente Royo (3010m), Pico de Pavots (3121m) e na descida ao acampamento aproveitamos e subimos ao Tuca Forao de la Neu (3080m). De volta às barracas cozinhamos ainda com o final de luz do dia. Ao anoitecer nos enfiamos no saco de dormir pois já estava fazendo frio, nao tinha termômetro mas estava uns 4C.
Acordamos cedo na manha seguinte com o objetivo de subir ao Posets pela crista dos Espadas, um percurso mais longo que passa pelos cumes Las Espadas (3332m), Tuca de Llardaneta (3311m), Turqueta Roya (3273m) para chegar ao Posets (3375m).
Levamos 1h para chegar do lago a crista. Na crista tinha um mar de nuvens a esquerda e a direita nuvens transbordando pela crista o que formava um efeito particular com a luz do sol. Projetava na nossa sombra um espectro de luz, como se fosse um arco iris ao redor da projeçao de nossa sombra. Fazia um pouco de frio e alguns lugares tinha se formado uma fina camada de gelo sobre as pedras. A crista em alguns momentos ficava super afiada com pendentes fortes para os dois lados. Em alguns lugares tinhamos que trepar lances de II grau, fáceis mas com alguma emoçao. Levamos 4 horas para chegar ao cume do Posets, que por nossa sorte no momento estava vazio. Da crista vimos antes como 40 pessoas no cume que haviam subido pela rota normal, mas a medida que iamos nos aproximando as pessoas iam descendo. Ficamos por lá uns 20 minutos e aproveitamos para um lanche. Descemos pela rota normal e no meio da descida resolvemos subir mais um, já que estavamos por lá, o Diente de Llardana (3085m).
Chegamos de volta ao acampamento perto da 16:00h alegres e satisfeitos com o passeio. Dois amigos tinham de descer e seguiram caminho abaixo e nós ficamos para mais uma noite ao lado do lago.
Na manha seguinte levantamos acampamento e descemos até o carro, onde chegamos ás 12:00h e partimos em direçao a Utiel, Valencia. Demoramos mas chegamos as 21:00h na casa de Haya e Ana.......

Nenhum comentário: