27 janeiro 2007

Florença

So porque falei em inverno as coisa por aqui esfriaram um pouco. Passamos os ultimos 4 dias com muita chuva, um pouco de neve e muito frio. Deixamos a casa do Silvano e seguimos para Carrara visitar o Paolo, escultor Italiano que participou do simposio de Camponaraya, que vive na cidade do marmore mais famoso do mundo. Ele nos recebeu super bem e nos levou para ver as pedreiras, o museu do marmore e varios ateliers de escultores que trabalham por ali. Tudo na cidade gira em torno do marmore. Na realidade os romanos no seculo I AC, ja tinham iniciado a extraçao do marmore para suas obras. Hoje existem mais de 400 pedreiras espalhadas pela montanha e alem de venderem para o mercado de escultura e decoraçao (pisos), vendem para industria quimica. O marmore de Carrara e 99% carbonato de calcio e devido a sua pureza, muito apreciado como fonte deste composto. Visitamos tambem algumas lojas que vendem ferramentas para escultores, algo raro no Brasil, e a Marcia ficou fascinada com a variedade de ferramentas a disposiçao, nao so para escultura em pedra como tambem para madeira e ceramica. Como curiosidade, o maior bloco de pedra ja extraido foi na epoca de Mussolini para um obelisco que esta em Roma e pesava 300 toneladas e tinha 2.35 x 2.35 x 19 m. Levaram 8 meses para baixar o bloco de 800m de altura onde foi extraido ate o porto de Carrara. Realmente monumental.
De la passamos por Pisa para ver a Torre que ainda nao caiu mas que segue bem inclinada. Muito curiosa tambem pois as obras iniciaram em 1173 e seguiram sem interrupçao ate o quarto piso. Ficou parada mais de 100 anos e entao foi retomada com uma correçao do prumo, ou seja ela ja tinha inclinado um pouco. Depois as obras foram paralisadas por mais um periodo para so ficar pronta em 1360. Hoje esta em fase final um programa de restauraçao onde se concretou toda base impedindo que continue inclinando e esta aberta para visita publica. Nao so a Torre mas todo conjunto arquitetonico alredor e muito interresante e bonito.
De Pisa seguimos a Florença onde chegamos ontem a tarde e por sorte hoje o tempo melhorou e o ceu azul voltou. Aqui estamos visitando a Eufrasia e o Fabio, irmao da Marcia, e hoje passeamos um pouco pela cidade. Quando possivel mandaremos mais fotos e noticias.
PS.: Desculpem a falta de acentuaçao mas os teclados por aqui nao permitem.

Nenhum comentário: