14 dezembro 2006

Montserrat

Montserrat é um lugar muito próximo a Barcelona, uns 40km, mas com um clima muito diferente. Por ser alto (o cume mais alto tem 1236m ,Sant Jeroni) predomina o típico clima de montanha. Em Barcelona, que está ao nível do mar, sempre sol e na "serra" as vezes chuva. Assim foi conosco, saimos da cidade com um lindo céu azul, dormimos perto do Mosteiro de Montserrat e pela manha muita chuva. Voltamos a Barcelona e novamente ao sol... Aproveitamos o Domingo para visitar o museu de Picasso e depois a Casa Mila ou Pedrera de Gaudí e dar mais umas voltas pelo centro da cidade. Sabem o que achei??? No caminho achei uma mascará de mergulho quase nova....
Bem, o museu de Picasso é uma aula sobre a vida do renomado artista. Pode-se entender melhor a sua obra e apreciar muitos de seus quadros famosos além de cerâmicas e fotos da época. Tive uma noçao melhor da evoluçao do modernismo e do cubismo e gostei muito das interpretaçoes de Picasso de um quadro famosos de Velasquez, As Meninas. Pode-se dizer... muy loco este chico!!!
Indo para Pedrera passamos novamente pela Casa Batló e tiramos mais algumas fotos com céu mais azul. Na Pedreira está tendo uma exposiçao de Gargallo, um tipo que fazia esculturas principalmente com chapas de aço. Nasceu no mesmo ano que Picasso (1881) mas morreu muito cedo, aos 53 anos de broncopneumonia. Trabalhava muito bem o côncavo-convexo e a noçao de volumes vazios. Lembramos muito do Mute e Bonga vendo a arte com as chapas... Valeu a pena conhecer o trabalho, ainda mais por ter sido grátis.
Na segunda (04.12) fizemos nossa terceira investida a Montserrat. Chegamos ao meio dia e aproveitamos para caminhar até o Mosteiro e conhecer um pouco melhor a regiao. A noite uma lua cheia incrível e finalmente na manha seguite conseguimos ir escalar. Decidimos por uma clássica, a Punsola-Reniu no Cavall Bernet (250m, 6b+), uma agulha proeminente e um pouco destacada no conjunto de paredes de Montserrat Norte. A rocha é um conglomerado cinza muito bom e parece um monte de pedras de rio coladas de tamanho entre uma laranja e uma uva. Escalamos em 4 horas e rapelamos por trás pela via normal já com bastante vento. A via tem 8 cordadas e destas 3 em A0 que escalamos em livre. Enfim provamos a rocha famosa do lugar.
No dia seguite novamente chuvaaaa e passamos o dia inteiro na Vanette.. Na quinta (07.12) partimos de Montserrat e voltamos para Valencia onde o tempo estava melhor.
Encontramos com os amigos e fomos a Chovar, em uma casinha de "pueblo" dos pais de David.

3 comentários:

Anônimo disse...

Legal meus filhos, aproveitem bem,
vocês merecem.
É desta forma que consigo me
comunicar com voces pelo
envelope correio nao consigo nada.
Bjos
Tia LÚCIA

Anônimo disse...

A Eduarda está muito linda, se formou no Jardim Maternal I, uma
gatinha.A Giulia cresceu muito e tem olhos azuis como meu vo Casemiro Chibior.

Anônimo disse...

Tá tudo bem aqui Vo Chico seus tios pessoal de Guajuvira,
suas primas etc.

Cuidem-se crianças

Bjos

TIA LUCIA