01 dezembro 2006

Andorra, Vila Nova de Meiá e Barcelona

Deixamos Pamplona ao meio dia e a chuva continuava persistente. Seguimos direçao leste por uma estrada que se chama "Eixo Pirinaico" (N260), e fomos ao lado das montanhas. Saímos de Navarra cruzamos Aragón e entramos na Catalunia. Resolvemos aproveitar e ir a Andorra e comprar um par de cordas novas pois as nossas já estavam nas últimas, já têm 5 anos de uso intenso. Andorra é um principado independente encravado nos Pirineus entre a Espanha e a França. A lingua oficial é o Catalao mas tudo é escrito, além de Catalao, em Castelhano e Francês. O país hoje funciona na base de comércio, é o Paraguai europeu. Milhares de lojinhas em ruas apertadas, como Ciudad del Este, mas no nível da Europa. O principal sao artigos eletrônicos e cosméticos. Os preços sao menores que na Espanha mas a diferença, como nos disseram já nao é mais como antigamente. Cada espanhol tem direito a gastar €580, o que comprar a mais deve pagar imposto ao entrar na Espanha. O controle é parecido com o que existe entre o Brasil e Paraguai. A vantagem de Andorra é que existem umas lojas de equipo de montanha e esqui, assim compramos as cordas.
Como nao sei muito de história fico me perguntando porque Andorra que é um "nada" nas montanhas foi e segue sendo independente enquanto Catalunia e País Vasco seguem sob o regime espanhol. Andorra sobreviveu igual as duas guerras mundiais e a muitas outras anteriores. Uns me disseram que lá nao existe nada além de pedra e montanha, outro me esclareceu que a igreja tem parte nisso e a igreja nos séculos passados tinha muito mais força do que tem hoje. Fico pensando e acho que o motivo real é o mesmo que motivou o Uruguai seguir independente entre o Brasil e Argentina, um lugar de interesses mútuos $$$$$......
Passamos só um dia em Andorra e voltamos a Espanha. Como a chuva persistia em nos seguir fomos visitar um lugar que a Marcia tinha o contato e estavamos bem próximos, Artinatura. Fica em um povoado a 1300m nos Pirineus e é um centro de residência para artistas desenvolverem trabalhos. O povoado chamasse Farreira de Pallars e está um pouco ao norte de Sort. Vivem atualmente cerca de 30 pessoas no lugar e as casas sao de pedra, algumas centenárias. Fomos muito bem recebidos por Lluis e sua família que sao os proprietários do lugar. Passamos um dia chuvoso ao lado de uma lareira bem quentinha e tomando café.
Saímos em direçao a Barcelona mas como o tempo melhorou e estavamos muito perto de Vila Nova de Meiá resolvemos parar e escalar umas vias que tinham ficado na vontade quando passamos por lá em Outubro. Escalamos a "Tierra de Nadie" (270m, 6b+), super clássica e a "Amatista" (120m, 6a+), um pouco menor mas muito bonita. Aproveitamos bem dois dias de sol em um lugar já conhecido o que facilita as coisas, como lugar para estacionar, dormir, cozinhar, acesso as escaladas.....
Conforme tinhamos visto na previsao do tempo, quarta feira iria chover entao partimos para Barcelona. No caminho passamos por Montserrat só para ver as paredes. Chegamos em Barcelona no começo da tarde e passeamos pela cidade. Visitamos a Casa Batló (1904-1907), de linguagem modernista, contruída pelo arquiteto Antoni Gaudí (1852 - 1926). Passeamos pela Rambla que é um calçadao, rua para pedestres, cheia de lojas e gente fazendo coisas para ganhar umas moedinhas dos turistas. A cidade é muito bonita e extremamente turística, ouvimos muitos idiomas diferentes nas ruas. Passamos também pela "Sagrada Família" catedral que está em construçao desde 1882 e que o projeto é de Gaudí. Tem previsao para ser concluída em 2078, simplesmente descomunal, nao faz muito nosso gênero de construçao mas é admirável.
Em Barcelona vive a Bah que é nossa amiga de Curitiba e está por aqui há três anos. Nos abrigou em sua casa e enfim estamos aproveitando as delícias do lar como tomar banho quente e poder lavar roupas.
Ontem fomos ao Park Güel (1900-1914), mais uma obra de Gaudí, o que no início do século XX seria um condomínio fora da cidade e acabou sendo um fracasso imobiliario. Hoje um dos lugares mais bonitos e visitados da cidade. Da urbanizaçao só foram contruídas 3 casas, uma do próprio Gaudí e um sem fim de estrutura comuns, como a praça, galerias, portaria e outras que hoje formam um parque muito verde e único. Gaudí era um gênio muito a frente de seu tempo e acredito que mesmo hoje estaria adiantado com suas idéias. Cada construçao é uma obra de arte com mínimos detalhes, realmente impressionante.
Hoje vamos à Montserrat que está a 40 km e devemos voltar no domingo para visitar alguns museus, por sorte todo primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuíta. Assim poderemos ver obras de Picasso e de outros ao vivo....

Um comentário:

thatiany disse...

Ola... gostaria de saber se a estrada entre andorra e barcelona é tranquila e facil? pq existem lugares que sao cheios de montanhas e estradas ingremes que nos deixam com medo. Uma pessoa sem experiencia em estradas com neve, anda com tranquilidade?