27 março 2007

Langtang

Enfim um pouco de notícias... assim vamos acostumando para os próximos meses pois não será fácil mandar qualquer notícia. Os dias por aqui andam voando. No dia 13.03 chegou em Kathmandu o Tonto (Mauricio) e fizemos vários passeios pela cidade juntos. Todas as fotos anteriores do Templo dos Macacos e Bouddanath fomos juntos. Já aproveito e dou a dica para darem uma olhada no Blog dele, que tem o link aqui do lado, pois ele também anda colocando fotos e novidades por lá.
Fizemos algumas compras de equipamento e entre outras coisas, passamos um dia inteiro arrumando as coisas para a Expedição ao Makalu na Thamserku Trekking que é a agência aqui no Nepal. Falando em Expedição dia 30.03  também vai chegar o Edu, Ale e Waldemar para completar o time. Amanhã deve chegar o Giles que é um Francês que também vai com a gente, seremos 7 no grupo e devemos partir para as montanhas no dia 02.04.
Aproveitamos os últimos 8 dias para fazer uma caminhada em outro vale próximo a fronteira com o Tibet. Saímos no dia 20 para o vale de Langtang, fomos de ônibus para o povoado de Syabru Besi, uns 110 km de Kathmandu mas 10 horas por uma estrada que ia piorando a cada km. Um verdadeiro rally, nos ônibus tipo TATA, que acho que são os únicos que aguentam o tranco. Quando quiserem dizer que algum lugar é bem longe podem dizer: "É para lá de Syabru Besi..." Chegamos por lá no final da tarde e dormimos em um pequeno logde. Na manhã seguinte começamos a subir o vale, iniciamos a 1.400m, por uma floresta muito verde, com muitos rios e macacos. Caminhamos 5 horas e paramos em Rimche, 2.400m e já com uma chuvinha. No dia seguinte amanheceu completamente azul e depois de mais 4 horas de pernada chegamos ao povoado de Langtang 3.400m. Paramos para não abusar da aclimatação e não subir muito em um dia. O povoado fica aos pés do pico Langtang Lirung (7.227m) que dá nome ao vale, além de estar rodeado de outras montanhas de mais de 6.000m. Estamos em uma época pré temporada assim que não eramos muitos "turistas" pelo vale e a concorrência entre os lodges está super acirrada chegando ao ponto de nos incomodar. Cada lodge oferece mais que os concorrentes para capturar os poucos clientes que estão por lá. No terceiro dia seguimos rumo ao último povoado do vale, Kyangjin Gompa ( 3.800m), e como foram só 2 horas de caminhada, aproveitamos o dia e subimos até uma ponta rochosa de 4.300m. Já sentimos um pouco o ar rarefeito e a noite foi agitada, com certa dificuldade para dormir. Na manhã seguinte, bem cedo as 6:30h saímos para o Tserko Ri (4984m), foram 4 horas subindo e 3h para descer, mas claro que a vista compensou o esforço pois o cume está rodeado de montanhas lindas. Iniciamos com a prática do "passinho de astronauta" para conseguir subir sem colocar os "bofes para fora".  Descemos o vale todo em dois dias bem tranquilos para não forçar demais os joelhos, afinal estavamos carregando algum pesinho. Hoje acordamos em Syabru Besi e as 6:30h embarcamos no nosso "busão", mais conhecido como "quebra ossos" e fizemos o caminho de regresso ao caos de Kathmandu. Aqui fomos recebidos novamente com muito carinho pelas crianças da Nepalese Home e os dias serão curtos para a listinha de coisas que temos para agilizar antes da próxima saída para as montanhas. 
Quem quiser ver mais sobre o trabalho do Silvio e família pode visitar www.meninasdosolhosdedeus.com .

Nenhum comentário: