27 março 2007

Fotos Tserko Ri






Fotos Langtang 3





Fotos Langtang 2





Fotos Langtang 1





Langtang

Enfim um pouco de notícias... assim vamos acostumando para os próximos meses pois não será fácil mandar qualquer notícia. Os dias por aqui andam voando. No dia 13.03 chegou em Kathmandu o Tonto (Mauricio) e fizemos vários passeios pela cidade juntos. Todas as fotos anteriores do Templo dos Macacos e Bouddanath fomos juntos. Já aproveito e dou a dica para darem uma olhada no Blog dele, que tem o link aqui do lado, pois ele também anda colocando fotos e novidades por lá.
Fizemos algumas compras de equipamento e entre outras coisas, passamos um dia inteiro arrumando as coisas para a Expedição ao Makalu na Thamserku Trekking que é a agência aqui no Nepal. Falando em Expedição dia 30.03  também vai chegar o Edu, Ale e Waldemar para completar o time. Amanhã deve chegar o Giles que é um Francês que também vai com a gente, seremos 7 no grupo e devemos partir para as montanhas no dia 02.04.
Aproveitamos os últimos 8 dias para fazer uma caminhada em outro vale próximo a fronteira com o Tibet. Saímos no dia 20 para o vale de Langtang, fomos de ônibus para o povoado de Syabru Besi, uns 110 km de Kathmandu mas 10 horas por uma estrada que ia piorando a cada km. Um verdadeiro rally, nos ônibus tipo TATA, que acho que são os únicos que aguentam o tranco. Quando quiserem dizer que algum lugar é bem longe podem dizer: "É para lá de Syabru Besi..." Chegamos por lá no final da tarde e dormimos em um pequeno logde. Na manhã seguinte começamos a subir o vale, iniciamos a 1.400m, por uma floresta muito verde, com muitos rios e macacos. Caminhamos 5 horas e paramos em Rimche, 2.400m e já com uma chuvinha. No dia seguinte amanheceu completamente azul e depois de mais 4 horas de pernada chegamos ao povoado de Langtang 3.400m. Paramos para não abusar da aclimatação e não subir muito em um dia. O povoado fica aos pés do pico Langtang Lirung (7.227m) que dá nome ao vale, além de estar rodeado de outras montanhas de mais de 6.000m. Estamos em uma época pré temporada assim que não eramos muitos "turistas" pelo vale e a concorrência entre os lodges está super acirrada chegando ao ponto de nos incomodar. Cada lodge oferece mais que os concorrentes para capturar os poucos clientes que estão por lá. No terceiro dia seguimos rumo ao último povoado do vale, Kyangjin Gompa ( 3.800m), e como foram só 2 horas de caminhada, aproveitamos o dia e subimos até uma ponta rochosa de 4.300m. Já sentimos um pouco o ar rarefeito e a noite foi agitada, com certa dificuldade para dormir. Na manhã seguinte, bem cedo as 6:30h saímos para o Tserko Ri (4984m), foram 4 horas subindo e 3h para descer, mas claro que a vista compensou o esforço pois o cume está rodeado de montanhas lindas. Iniciamos com a prática do "passinho de astronauta" para conseguir subir sem colocar os "bofes para fora".  Descemos o vale todo em dois dias bem tranquilos para não forçar demais os joelhos, afinal estavamos carregando algum pesinho. Hoje acordamos em Syabru Besi e as 6:30h embarcamos no nosso "busão", mais conhecido como "quebra ossos" e fizemos o caminho de regresso ao caos de Kathmandu. Aqui fomos recebidos novamente com muito carinho pelas crianças da Nepalese Home e os dias serão curtos para a listinha de coisas que temos para agilizar antes da próxima saída para as montanhas. 
Quem quiser ver mais sobre o trabalho do Silvio e família pode visitar www.meninasdosolhosdedeus.com .

18 março 2007

Bouddanath






Templo dos Macacos






Turminha





10 março 2007

Fotos Kathmandu

"Pimpolhos" da casa conferindo o trabalho na Van.

Fazendo pulseririnhas e colares.

Ruas no bairro Thamel.



Johan, Esther e Ruth com as caixas de missangas.




Arredores do bairro aonde ficam as 2 casas.

Kathmandu

Chegamos.....depois de sair da casa do David e passar por uma sequência de 2 trens, 2 metros, ônibus, 2 metros e 2 vôos conseguimos chegar no Oriente. Kathmandu tem um fuso horário um pouco diferente e estamos 8h 45´ a frente do horário do Brasil. Isto sem falar que aqui estamos no ano 2063 e que já no começo de Abril teremos o ano novo e estaremos em 2064. Mas creio que não podemos dizer que estamos no futuro pois a cidade ainda continua aquele caos e muitas, muitas buzinadas pelas ruas. Fomos recebidos no aeroporto pelo Silvio Silva que está aqui no Nepal ha 6 anos desenvolvendo um trabalho de resgate de crianças na protituição. Desde que estivemos por aqui em 2005 várias coisas mudaram. Antes eram cerca de 40 meninas na sua casa e ele e sua família viviam com visto de estudantes. Hoje já são 2 casas, 75 crianças e a organização já está regularizada e com visto de residência e trabalho, com respaldo do governo Nepales. Nós estamos hospedados na casa 2, onde uma segunda família de brasileiros veio para ajudar na ampliação do trabalho. Infelizmente nao pudemos conhecê-los pois embarcaram dia 03.03 para o Brasil.
Logo na chegada mais de 50 abraços, um de cada criança, super emocionante. Além das duas famílias a organização conta hoje com um programa de estágiarios e hoje estão por aqui mais 7 jovens brasileiros. Estamos tentando ajudar da melhor maneira possivel mas sentimos que o importante mesmo e estar presente pois as criancas precisam de carinho e amor. As casas ja tem um dia a dia organizado cada um com sua funcao e todos em prol do bem comum. Ontem a Marcia passou o dia fazendo "pulseiras e colares" de missangas e eu arrumei a Van de transporte. Os dias estao passando rapido e o clima esta ameno, nem calor nem frio e ceu azul, ainda nao vimos chuva.
Na proxima semana chegara o Tonto e no final de marco Waldemar, Ale e Edu. Toda esta turma mais a Marcia e eu vamos logo no comeco de abril para as montanhas, enfim mais uma expedicao que logo escrevemos detalhes.

02 março 2007

Adios España

Depois de muitos dias sem dar noticias escrevo mais novidades. Estamos novamente em Valencia na casa dos amigos David e Paula, que como sempre nos recebem super bem. Depois de termos passado pela Italia e França, passamos mais alguns dias em Barcelona com a Bah e voltamos para Valencia pois tínhamos muitas coisas para agilizar. As fotos que coloquei foram dos dois finais de semana que passamos aproveitando as últimas escaldas com os amigos daqui. Fomos até o Cabeço D´or em Alicante e também à casa de Ruben e Maica em Tavernes onde escalamos uma via ferrata.
Na semana que passou arrumamos e lavamos a Vanette que agora já tem um novo dono. Vendemos para o Roberto, organizador do simpósio de Camponaraya, que virá buscar a furgo nas próximas semanas. Já enviamos os documentos e estamos novamente a pé. Só podemos dizer que foi muita alegria, rodamos 14.500 km pela Espanha, Italia e França, dormimos e cozinhamos muitos dias... enfim foi nossa casa nos últimos 5 meses. Certamente sentiremos saudades mas sabemos que agora nas maos do Roberto a Vanette seguirá na estrada e no caminho de muitas montanhas, pois ele nos contou que começou a escalar também.
Gostaríamos de agradecer a todos que nos ajudaram tanto no Brasil como por aqui na Europa e também a todos que seguem pacientemente nossos passos aqui pelo Blog.
Na próxima segunda, dia 5 de março, estamos embarcando para Kathmandu no Nepal de onde seguiremos mandando notícias. Lá vamos ser recebidos por Silvio e Rose e sua familia que segue com seu nobre trabalho com as Meninas do Nepal.