19 fevereiro 2007

Via Ferrata em Tavernes


Marcia e Paula.



Noel.

Gloria e Ruben.


Ruben, Maica e David.


Subindo o morro....


David, Gloria e Noel.

5 comentários:

Anônimo disse...

16/02/07

Controle remoto guia helicóptero no Everest
Aeronave vai socorrer alpinistas perdidos ou feridos na montanha mais alta do mundo.
Piloto fica em ambiente de realidade virtual
Lucia

Anônimo disse...

Piloto fica em ambiente de realidade virtual, onde vê imagens transmitidas por câmeras.
Do G1, em São Paulo

Lucia

Anônimo disse...

Piloto fica em ambiente de realidade virtual, onde vê imagens transmitidas por câmeras.
Do G1, em São Paulo

Anônimo disse...

Os testes com a novidade devem ter início em abril deste ano em janeiro 2008 o aparelho deve iniciar missão no monte localizado na fronteira do Nepal e Tibete
será necessário criar base em Namche Bazar

Anônimo disse...

a principal cidade nepalesa do parque nacional de Sagarmatha. É nesse local, previsto para começar a ser construído em maio, que dois desses helicópteros ficarão estacionados.













Essa mesma base também prestará socorros médicos às pessoas resgatadas.











Esse modelo de helicóptero, também chamado de Alpine Wasp (vespa do alpe), é controlado remotamente por um piloto que ficará na base de Namche Bazar. Esse profissional utilizará imagens fornecidas por câmeras e sensores para definir as manobras que serão feitas -- cada aparelho tem seis câmeras distribuídas pela fuselagem e dez delas em seu nariz (cinco voltadas para frente e cinco para baixo).

“O piloto fica sentado em um ambiente de realidade virtual e, por isso, podemos considerar que ele estará montado no nariz do helicóptero, com um amplo ângulo de visão”, afirmou Trevor Rogers, presidente da TGR Helicorp, segundo o site da revista “New Scientist”.

O Alpine Wasp utilizará uma câmera para se comunicar com os alpinistas. O equipamento que leva a câmera próxima ao chão pode ficar a uma distância de 8,5 metros do helicóptero e tem um alto-falante, para que a equipe de socorro fale com o alpinista. Essa mesma estrutura que sai da aeronave tem em sua ponta um laço de kevlar (estrutura sintética muito leve e resistente) que pode transportar uma pessoa.

“O operador aproxima esses instrumentos do alpinista usando um laser que calcula distâncias e, pelo alto-falante, dá instruções para passar o kevlar pela cabeça e prendê-lo sob os braços”, explicou Rogers. Depois que o alpinista está preso, o helicóptero pode voar novamente. O ferido é então içado para uma espécie de contêiner, onde terá oxigênio e calor, até chegar à base onde será socorrido.