22 setembro 2006

Na estrada

Durante o final de semana passado (16 e 17 de set) fomos com os amigos de Valencia escalar em Montanejos e Jérica. Duas zonas de escalada bem próximas e de rocha de excelente qualidade. Um calcário sólido e de cor cinza, na realidade o calcário é branco e a cor zinza deve-se a um líquem que cresce sobre a rocha.
Sábado fomos a Montanejos que fica em um povoado de mesmo nome e possui três grupos de escaladas distintos e conta com aproximadamente 1200 vias de escalada. Fomos ao Barranco de la Maimona que é um vale com paredes no dois lados. As alturas variam entre 100 e 200m. Escalamos no setor Iniciacion e Xulo Panderas, vias muito protegidas, tudo com chapeletas.
Na noite de Sábado enfim conseguimos reunir Jorge, Haya, David e eu que estavamos juntos no Everest em 2005. Muito bom rever os amigos e relembrar um pouco de tudos que passamos.
Domingo saímos para Jérica, que está bem mais perto da cidade de Valencia e tem só 200 vias....Na realidade é um vale com paredes dos 2 lados e com faces leste e oeste. Assim pode-se escolher se quer escalar no sol ou na sombra o dia todo. As vias têm em média 35m e dificuldades variadas.
O Sassá (Alexandre) ainda está de férias por aqui e conseguimos marcar de escalar esta semana juntos. Combinamos nos encontrar em Valencia e seguir por aí...escalando. Nos encontramos na segunda à tarde e fomos direto a Jérica para escalar um pouco no final do dia. Dormimos por aí mesmo e na manhã seguinte partimos para Montanejos. Escalamos a tarde inteira e buscamos algumas informações para uma escalada maior na quarta. Não temos o guia de montanejos e o que está a venda é um pouco antigo.
Na quarta acordamos cedo e fomos ao Paredón del Aguacil para uma via clássica de 4 cordadas e aproximadamente 160m. Escalamos em 3 horas e descemos antes do calor no agarrar na parede. Aproveitamos a tarde para uns banhos de rio em Los Estrechos que ficam bem próximos. Ainda no final desta tarde seguimos 120km ao norte.
Resolvemos passar em um lugar de escaladas de aventura que estavam no caminho e que não dispomos de muita informação. Chegamos já no escuro e não nos demos conta da paisagem que tinhamos ao redor. Só sabíamos que tinhamos feito muitas curvas para chegar. Dormimos perto de Pitarque um povoado minúsculo e cerca de paredes de calcário enormes. Ao amanhecer vimos então os Órganos de Montoro, a formáção de torres de calcário de 200m que lembram os tubos de um órgão. Vimos uma placa que informa os turistas da zona de escaladas e alguns traçados das vias. Fomos a outro lugar próximo onde existe umas vias equipadas e escalamos um pouco e tiramos o dia para descançar. Estavamos planejando tentar uma via hoje (22/set), mas no meio da tarde o tempo virou e começou a chover.
Seguimos direto para Huesca onde o Sassá tem amigos e podemos tomar um banho e descançar um dia e ir ao super mercado comprar mais comida e combustível.

Escaladas


Jorge, Irivan, Haya e David - primeiro encontro desde Kathmandu.



Sassá em Montanejos.



Irivan e Sassá em Montanejos.



Marcia em Montanejos.



Irivan na última cordada do Paredón del Aguacil.



Órgano de Montoros.



Furgoneta em Pitarque.

15 setembro 2006

Valencia

Buenas...
 
No final de semana passado fomos com Haya e Ana aos Pirineus. Mais precisamente no Vale de Ordesa. Rodamos 500km desde Utiel onde eles moram, fomos no furgao California deles. Dormimos em Torla em uma pequena cidade próxima as montanhas. Na manha sequinte subimos pelo vale de Cotatueiro e passamos próximo a Brecha de Rolando que já é fronteira com a França. Logo ao lado subimos o Casco (3008m) e descemos até o refúgio Goriz (2160m) onde passamos a noite. No dia seguinte subimos por uma crista até o pico de la Cascada e por ela mais 2 cumes até o Marboré ( 3.3xxm). Super visual, do Marboré descemos ao refúgio e em seguida todo o vale de Ordesa.
Durante a semana passamos construindo uma cama na Vanette e preparando tudo para enfim sairmos rodando pela Espanha. Neste final vamos a praia com Haya, Ana, Davia e Paula. Na próxima segunda devemos encontrar o Sassá e escalar por aí.
Beijos a todos
Irivan

Fotos Recentes


Subindo pelas "clavijas" no vale de Cotatuero.


Indicando a Brecha de Rolando.



Haya e Ana no cume do Marboré.



Furgoneta California.


Construindo a cama na Vanette.



Cidade de Artes e Ciencias em Valencia.

07 setembro 2006

Oi de Utiel

Chegamos em Utiel, próximo a Valencia, no domingo à tarde. Fomos recebidos e bem acolhidos por Haya e Ana. Ficamos em sua casa e aproveitamos para descancar um dia. Na segunda continuamos nossa busca por um carro na internet e localizamos o que queríamos, porém em Madrid de onde acabavamos de vir. Resolvemos voltar a Madrid para ver o carro, só que desta vez só com uma mochila de assalto, deixamos o resto de nossa bagagem na casa deles. Na terça pela manha pegamos um trem para Madrid e fomos direto ver o carro, uma Nissan Vanette (furgao peuqeno) ano 91, único dono com 62 milkm, super inteira com pequenas batidas na lataria. Resolvemos comprar mas daí comecou o problema. Como extrangeiros em turismo nao podemos comprar um carro, pois nao temos residência fixa. Aí por sorte do acaso ligamos para o Sassá, que está em Madrid fazendo mestrado, e ele está com a documentacao legal como residente e le fizemos a proposta, se ele nao queria comprar um carro?? O Sassá foi super amigo e no dia seguinte fizemos os tramites e o carro está no nome dele. Nos orientamos sobre a burocracía que temos que fazer para passar o carro para o nosso nome e nos próximos 2 meses vamos tentar resolver isso. Voltamos de Madrid já na nossa furgoneta. Chegamos novamente em Utiel no final da tarde justamente no dia da Padroeira da cidade e fazem uma procissao, trazendo a Virgem dos Remédios de uma igreja no alto do morro até a cidade (12 km). Acompanhamos pois é uma tradicao do povo daqui. Hoje estamos ajeitando as coisas para de noite saírmos em direcao norte. Vamos com Haya e Ana até os Pirineus fazer uma caminhada de 3 dias por picos de 3.000m. Vamos com o carro deles e voltamos no domingo a noite. Na próxima semana vamos ajeitar nossa furgo para entao sair rodando pela Espanha. Segue abaixo alguma fotos.....
Beijos Irivan


Roberto e eu na última noite em Camponaraya.



Sr. Eliseu, Sassá e nós na compra da Vanette.

02 setembro 2006

Tchau Camponaraya

Depois de 20 dias por estas bandas estamos de partida. Fomos muito bem recebidos pelo povo daqui e com certeza vamos sentir muitas saudades. Os dias voaram e com eles muitas alegrias e novos amigos. Estamos deixando como lembrança a escultura da Marcia, que batizamos de CactusNaraya, e a vontade de vontar um dia visitar os amigos daqui. Hoje de madrugada voltamos para Madrid e daí direto para Valencia. Por sorte vamos encontrar o Pedro em Madrid que vai nos ajudar com nossa bagagem monstruosa. Em Valencia Haya já nos espera com saudades desde o Nepal onde nos vimos pela última vez. Estamos planejando ficar algumas semanas por lá e se possível comprar um carro barato para podermos seguir com nossos planos de escaladas pela Espanha. Deixo aqui as últimas fotos das esculturas, já acabadas e prontas para serem colocadas em parques da cidade.
Beijos
Irivan


Cactusnaraya visto de cima.



Luis Vilán e sua escultura "33".



Detalhe da "33".



Uma nossa sem a poeira habitual....